CeMemo
Centro de Memórias dos Povos da Serra da Capivara
O Centro de Memórias dos Povos da Serra da Capivara faz parte do complexo que integra as instalações do Instituto Olho d’Água. O espaço é certificado como Ponto de Memória e pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM e um dos vencedores do prêmio Pontos de Memórias 2023, edição Helena Quadros, por sua contribuição como uma entidade cultural que desenvolve programas, projetos e ações de museologia social, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território, visando a identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social brasileira.
Funcionamento:
ENTRADA FRANCA de SEGUNDA a SEXTA, das 8h às 17h.
Visitas aos SÁBADOS e DOMINGOS apenas com AGENDAMENTO prévio:
Entre em contato através do e-mail iodainstituto@gmail.com ou clique no botão abaixo.
Exposição Filhos das Serras
O nome "Filhos das Serras" representa as pessoas que nasceram ou viveram nessa região da Serra da Capivara e tiveram que deixar para trás suas casas quando o parque foi criado. A exposição se destaca por ser alimentada por objetos e artefatos doados por essas pessoas ( ou herdeiros) que ainda estão por aqui, na comunidade, tornando-se um exemplo notável de museologia social no contexto do trabalho realizado pelo Instituto Olho d'Água.
Seu caráter genuíno carrega memórias afetivas de grande valor imaterial também, e visa promover a valorização da memória dessas pessoas e o orgulho de sua identidade e sua história.
A exposição Filhos das Serras é uma iniciativa que cresce constantemente à medida que mais famílias contribuem com seus pertences, enriquecendo assim o patrimônio cultural da região. Seu acervo está exposto no espaço Centro de Memórias dos Povos da Serra da Capivara, dentro do completo que compõe e as dependências do IOd'A, certificado Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.
Exposição Memórias do Agora
A exposição Memórias do Agora é o mais recente acréscimo ao Centro de Memórias dos Povos da Serra da Capivara. Nesta exposição, as crianças expressam suas percepções sobre sentimentos, arte e patrimônio por meio de peças de argila. É um espaço onde as jovens mentes revelam suas interpretações únicas do mundo ao seu redor.
Inaugurada no dia do aniversário de 10 anos do Instituto Olho d'Água, em agosto de 2023, a mostra é cativante por se tratar de um testemunho da criatividade e da visão dos pequenos que habitam a região da Serra da Capivara em sua constante evolução.
O nome Memórias do Agora reflete a capacidade das crianças de capturar o presente, suas emoções e a herança cultural da região em formas de argila, cujo é perceptível, já que as crianças constantemente acrescentam detalhes em cores e formas às peças existentes e adicionam novas criações ao acervo. Isso mantém a exposição sempre fresca, incentiva a criatividade contínua e a autoexpressão dos pequenos.
Memórias do Agora é um testemunho da vitalidade da cultura local e da imaginação inesgotável das novas gerações de filhos das Serras. É uma celebração em constante evolução do presente e do futuro da Serra da Capivara.