O projeto Mães & Filhas das Serras é a mais recente iniciativa do IOd'A que promove a união e o empoderamento das mulheres que habitam a região da Serra da Capivara. Este programa tem como foco principal a educação e a capacitação, visando fortalecer os laços familiares e oferecer oportunidades para o desenvolvimento de habilidades.
As atividades envolvem uma variedade de ações, incluindo oficinas de bordados, costura e artesanato, que não apenas perpetuam as tradições culturais locais, mas também capacitam as participantes com habilidades práticas.
Através da iniciativa, buscamos fortalecer as bases culturais da comunidade, como também proporcionar ferramentas para que as famílias possam melhorar sua qualidade de vida, pois acreditamos que a educação, o empreendedorismo e a valorização da cultura podem transformar vidas e comunidades.
PRONAC 221509 - ‘Centro de Memórias dos Povos da Serra da Capivara, uma experiência educativa e de capacitação cultural.’Nesta oficina, exploramos a rica tradição do bordado à mão livre como uma manifestação artística ancestral. Essa forma de arte, presente em diversas culturas, permite que as pessoas expressem sua identidade, expresse sentimentos e desenvolva dons. O bordado à mão é uma tradição transmitida de geração em geração e é considerado patrimônio imaterial brasileiro. Nosso objetivo é celebrar essa memória tão presente em nossa região, capacitando pessoas, estimulando a valorização de seu trabalho e promovendo a arte e a cultura ancestral na comunidade.
Para o IPHAN “os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas). A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial”.
Nesta oficina destacamos a importância dos cestos de fibras naturais da região na vida da comunidade por oferecer uma excelente oportunidade de trabalhar com materiais recicláveis e biodegradáveis, premissa para um futuro sustentável. Acima de tudo, a arte de trançar promove bem-estar, ocupação satisfatória, realização pessoal e uma fonte de renda para as famílias.
Nesta oficina exploramos o ancestral processo de saponificação, que utiliza óleos vegetais e cinzas de fogões à lenha. Essa prática nos conecta com a cultura ancestral, química orgânica, mineral e biologia de plantas. Além de ensinar a fabricação de sabão a partir de ingredientes naturais, conscientizamos sobre o impacto ambiental do descarte inadequado de óleos em cursos d'água.