O Atelier e Biblioteca Dona Graça, criado pelo Instituto Olho d'Água na comunidade de Coronel José Dias-PI, é um espaço que oferece aulas e atividades para crianças de 6 a 12 anos. Nosso objetivo é promover a leitura, criatividade, aprendizado digital, educação ambiental e patrimonial, além de fornecer acompanhamento psicopedagógico. As aulas incluem literatura, artes integradas, artes plásticas e informática, com experimentações didáticas e visitas ao Parque Nacional da Serra da Capivara. Oferecemos atendimento psicopedagógico e terapia integrativa para crianças, enquanto os adultos têm cursos de produção artesanal. Valorizamos a cultura regional, buscando o desenvolvimento educacional e profissional das crianças e suas famílias.
A criação do Atelier e Biblioteca Dona Graça foi motivada pela falta de acesso à leitura e biblioteca pública na região, o que impactava negativamente a autoestima e perspectivas de futuro para as crianças da comunidade. Desde 2017, contribuímos para o acesso ao conhecimento, fomentando o gosto pela leitura, melhorando a escrita e reduzindo o analfabetismo funcional. Buscamos incentivar o conhecimento por meio de atividades interativas e multidisciplinares, promovendo a cultura local e a interação comunitária.
A Biblioteca Dona Graça é um exemplo de como a leitura, aliada à cultura e valorizaç,ão da memória pode ser uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento humano.
Em 2017, nasceu o projeto comunitário intitulado Atelier e Biblioteca Dona Graça, nome dado em homenagem a avó da sociofundadora Marian Rodrigues, Maria das Graças, conhecida como dona Graça. O projeto é um oásis cultural aberto a toda a comunidade na região da Serra da Capivara, no sul do Piauí. Com a solidariedade de amigos e contribuições generosas, conseguimos alugar um modesto espaço para dar vida ao embrião desse empreendimento socio-cultural tão importante para os filhos das Serras. Posteriormente, por meio do comodato de um prédio de uma antiga escola em ruínas, obtivemos os recursos necessários para transformar esse local em um vibrante centro cultural pela Lei de Incentivo Fiscal do Piauí (SIEC).
Atualmente, a velha escola ressignificada é a sede do Instituto Olho d'Água, um amplo ambiente que abriga exposições, uma biblioteca recheada de conhecimento, área multimídia, um espaço para vivências que enriquece a comunidade e onde está o Centro de Memórias dos Povos da Serra da Capivara.
O Atelier e Biblioteca Dona Graça figura como uma das pedras angulares das iniciativas estruturantes do IOd’A, sustentado pela generosidade de doadores individuais, além de participar ativamente em editais de fomento. É através dessas doações ao longo dos anos que, em 2023, orgulhosamente acumulamos um acervo de aproximadamente 3 mil preciosos livros e realizamos atividades diversas junto à comunidade.
A biblioteca comunitária Atelier e biblioteca Dona Graça desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura. Por meio de um acervo diversificado de livros, revistas e outros materiais de leitura, abrangendo diferentes gêneros, temas e faixas etárias, a biblioteca proporciona a oportunidade para que pessoas de todas as idades e interesses encontrem algo que lhes desperte o interesse e estimule o hábito da leitura.
Além disso, a biblioteca promove diversas atividades e eventos relacionados à leitura, como sessões de contação de histórias e oficinas literárias para as crianças da comunidade. Essas iniciativas não apenas incentivam a leitura, mas também proporcionam um espaço de troca e diálogo entre os leitores e a comunidade.
Por meio de programas de incentivo à leitura, como projetos em parceria com escolas e educadores, a biblioteca busca estimular o gosto pela leitura desde cedo, desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação. Além disso, ela se envolve em projetos sociais e culturais da comunidade, promovendo eventos em conjunto com as escolas e oferece cursos e oficinas para mulheres e a comunidade em geral.
As estantes que, até o momento, em 2023, abriga mais de 3 mil livros, incluindo obras literárias de autores brasileiros, piauienses, obras científicas, obras infantis e infantojuvenis. A diversidade de gêneros e temas presentes no acervo é um ponto positivo, pois nos permite atender a diferentes públicos e interesses. Além disso, a atualização constante do acervo por meio de doações tem sido uma forma de ampliar o acesso à leitura e fomentar a cultura.
O Atelier e Biblioteca Dona Graça atende diariamente 60 crianças para atividades de estudo do patrimônio histórico-cultural, artes plásticas com escultura em argila, matemática lúdica e atividades literárias diversas. Além disso, recebemos visitas da comunidade para imersão, diálogo, debates e empréstimos de livros.